Por muito que os sistemas antibatota sejam avançados e se tomem providências para garantir a integridade das partidas competitivas oficiais, continuam a existir casos graves nos eSports. Desta vez foi a final do major Apex Legends Global Series na região América do Norte, que foi adiada perante provas de que houve utilização de batotas no jogo.

Os organizadores da competição oficial regional receberam clipes de vídeo captados por dois jogadores de topo de Apex Legends, Genburten e ImperialHal onde é visível adversários a ativarem batotas durante as partidas. A organização diz que a integridade competitiva do torneio foi comprometida e adiou as finais, como avança a BBC.

Entre as batotas mostradas constam as famosas Wallhack, ou seja, a capacidade dos jogadores verem os adversários pelas paredes, revelando as suas posições. A outra batota foi um aimbot, um assistente que mira automaticamente os adversários. Neste caso, foi reportado que os jogadores rapidamente reportaram e foram incentivados por outros a saírem rapidamente da partida.

Veja na galeria imagens de Apex Legends:

Estas batotas são bastante criticadas desde sempre nos jogos competitivos e obviamente altamente proibidos em competições oficiais, levando mesmo aos respetivos utilizadores descobertos serem banidos.

O grupo de voluntários conhecido como The Anti-Cheat Police Department, que ajuda a combater a batota nos jogos online, explica que os hackers encontraram uma vulnerabilidade que lhes permitiu ter acesso remoto às máquinas dos jogadores. Só falta esclarecer se a vulnerabilidade é do jogo ou do software anti-batota utilizado.

Para já, os jogadores foram aconselhados a não jogarem jogos competitivos que tenham proteção EAC ou outros títulos da Electronic Arts até terem corrigido o problema. “O RCE tem sido utilizado para injetar batotas nas máquinas dos streamers, o que significa que têm a capacidade de fazer o que quiserem, tal como instalar software de ransomware, trancando totalmente o PC. Também foi aconselhado aos jogadores participantes no Major a mudar as passwords do Discord e ativar a proteção de dois fatores.