Chama-se The Power Mole e pretende ser um sistema de indução de energia via wireless através do vidro, como janelas, por exemplo. O projeto foi criado por um inventor da Califórnia e já garantiu o financiamento através de uma campanha bem-sucedida no Kickstarter, embora ainda faltem mais de 19 dias para terminar, à data desta notícia.

O sistema utiliza tecnologia semelhante à utilizada nos carregadores de smartphones wireless. Este consistente num transmissor na parte interior da janela e um recetor de energia na parte exterior. Depois de receber a energia, o recetor pode ser utilizado para alimentar equipamentos com 10 watts disponíveis no exterior, funcionando para janelas com vidros até 30 mm de espessura.

Veja na galeria imagens do The Power Mole:

Com esta solução, o inventor pretende solucionar situações de câmaras de videovigilância normalmente alimentadas a pilhas ou baterias, assim como luzes de natal, campainhas com câmara ou lâmpadas de jardim. O recetor recebe energia wireless até 10 watts tem uma saída USB, permitindo assim ligar qualquer equipamento compatível, com um input de 5 volts. Além do vidro, o sistema também permite utilizar madeira ou outros materiais que não sejam metálicos.

O The Power Mole permite a transmissão de energia, mantendo os equipamentos exteriores alimentados interruptamente, de forma fácil e intuitiva, sem a necessidade de fazer buracos para conduzir fios elétricos para fora de casa. A tecnologia pretende ser segura, uma vez que ao utilizar ondas magnéticas não existe o risco de choques elétricos.

Um dos detalhes do equipamento é que o transmissor e o recetor estão em constante comunicação. Isto quer dizer que quando o recetor não deteta a transmissão de energia, os campos magnéticos são desligados. Não apenas para poupar energia quando está fora de uso, para evitar que os equipamentos em redor absorvam energia ou que os metais aqueçam. O sistema monitoriza os níveis de energia de input e output, para garantir controlo do que é utilizado.

Veja no vídeo uma demonstração de resistência à água do sistema:

A equipa construiu 15 unidades como prova de conceito e para teste, tendo aberto a campanha de Kickstarter onde pedia um objetivo de 4.000 dólares. Até à data, participaram 184 investidores, somando um total de mais de 11.500 dólares. Cada unidade, composta por um transmissor e recetor, assim como o transformador de corrente, tem um preço de 59 dólares, mas apenas é enviado para clientes nos Estados Unidos.