O abandono do modelo de abastecimento gratuito de carros elétricos está previsto para o final do primeiro semestre de 2017. O fundador da entidade representante dos utilizadores destes veículos recebe de bom grado esta notícia.

De acordo com o Diário de Notícias, Henrique Sánchez considera positivo o pagamento em postos de recarregamento rápido. Em curso está a instalação de 50 destas estações, que permitem carregar 80% da bateria do automóvel entre 15 a 20 minutos.

Esta rede deverá ficar operacional ao longo do próximo ano e representa um investimento de oito milhões de euros por parte do Governo.

Henrique Sánchez acredita que esta rede de recarregamento rápido vai permitir fazer viagens por todo o país com muito mais facilidade.

Em linha com as informações que recebeu, o responsável explica que o modelo de pagamento nestes postos será baseado em quilowatt consumido, em tempo de recarregamento ou numa tarifa pré-estabelecida até uma determinada percentagem de bateria carregada. Depois de ultrapassado esse valor, avança ao DN, o valor será aumentado significativamente para obrigar a pessoa a abandonar o posto de recarregamento e a libertá-lo para outro utilizador.

Como o TeK já tinha divulgado, está também planeada a modernização dos 1.076 postos de abastecimento já existentes –que demoram entre uma hora e uma hora e meia para recarregar completamente uma bateria.

O criador da UVE adianta que este plano de modernização da rede elétrica comporta a desativação de alguns postos, visto que a sua intensidade de utilização não justifica continuarem operacionais. Alguns postos serão simplesmente relocalizados.