Os utilizadores do iPhone são os mais satisfeitos com o smartphone que têm. A conclusão é do último estudo da JD Power and Associates, que coloca os clientes da Apple entre os mais contentes pelo 7º ano consecutivo.

De acordo os dados recolhidos pela empresa norte-americana e divulgados hoje pela imprensa internacional, a Apple regista um grau de satisfação de 839 em 1.000, seguida pela HTC (com 798 em 1.000) e pela Samsung (com 769 em 1.000). Em quarto lugar surge a Motorola (758 em 1.000).

Os valores são dados com base na apreciação, por parte dos utilizadores, de características como o desempenho, facilidade de utilização, funcionalidades e design do equipamento. Os donos de iPhones mostraram-se particularmente satisfeitos com as funcionalidades e facilidade de utilização dos seus equipamentos.

Comum aos utilizadores dos dispositivos das diversas marcas é a principal reclamação dos consumidores: a falta de autonomia.
O desempenho da bateria foi apontado pelos entrevistados como o ponto mais fraco num smartphone e revelou-se também uma das poucas áreas em que a satisfação dos consumidores baixou relativamente ao último estudo da empresa, publicado em setembro.

Embora o iPhone 4S tenha sido particularmente criticado pelos seus problemas de autonomia, são os novos equipamentos com ligação 4G que registam "piores notas" na análise da JD Power and Associates.

"Tanto as operadoras como as fabricantes reconhecem que a autonomia das baterias precisa de ser melhorada", afirmou um responsável da J.D. Power and Associates, citado pela CNet, acrescentando que o estudo realça porém a necessidade de uma maior urgência na resolução deste problema. A insatisfação com a autonomia da bateria pode resultar em maiores taxas de devolução de mercadoria e perda de clientes, realçou Kirk Parsons.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes