Em 2023, o mercado de computadores viu uma quebra acentuada na sua distribuição, mais concretamente a categoria de PC gaming, que baixou 13,2%, representando 44 milhões de unidades durante o ano, segundo os dados da IDC. Em contraste, os monitores de gaming conseguiram superar esta tendência negativa e até cresceram 20,3% durante o ano, pela redução de preço dos modelos em geral.

Para o corrente ano de 2024, as previsões são mais otimistas, embora bastante tangenciais, esperando-se um crescimento de 1% no envio de computadores para as lojas. No caso dos PCs, os portáteis são o principal condutor do crescimento. Já os monitores esperam-se uma continuidade na sua trajetória de crescimento, num aumento de 13,6%, alcançando os 22,2 milhões de unidades durante o ano.

PC Gaming 2024
Fonte: IDC

Segundo o investigador da IDC, Jitesh Ubrani, a economia global ainda vai continuar em dificuldade, mas o mercado de computadores de gaming vai manter-se no campo positivo, fruto de uma procura sustentada. “Mais importante, tem havido um crescimento da tendência no preço, uma vez que o segmento premium do mercado mantém-se forte e continuará a crescer nos próximos anos alavancado pelos compradores mais dedicados que parecem menos afetados pela economia”.

Ainda sobre o mercado dos monitores de gaming, os analistas da IDC referem que houve uma impressionante recuperação depois das quebras em 2022. Com uma média de preço na casa dos 300 dólares, os monitores de gaming são essenciais e uma componente efetiva da experiência de um PC para jogos.

Nesse sentido, a redução dos preços, mas uma contínua evolução de inovação levou a um crescimento de adoção, tal como um aumento nas taxas de refrescamento acima dos 165 Hz, tempos de resposta abaixo dos 1 ms, assim como aumentos de resoluções (mais de 1440p). Estes são os ingredientes que vão manter o crescimento dos monitores de gaming.

Nas previsões do mercado de gaming, os computadores vão atingir um volume de 52 milhões de unidades colocadas nas lojas em 2028 e os monitores a alcançarem os 29,6 milhões no mesmo período. E o preço dos monitores prevê-se que baixem em cada ano. Os computadores de gaming devem ser vendidos a uma média de 1.101 dólares, com os portáteis e máquinas alimentadas por GPUs premium a terem maior atração.