Os computadores em miniatura não são propriamente uma novidade no mercado e basta ver o que a tecnologia da Raspberry permite fazer, a um preço muito acessível. A Xulu pretende tornar os computadores cada vez mais pequenos e o seu novo modelo, o XR1 tem o tamanho de um cubo mágico, cabendo na palma da mão, sendo facilmente transportável no bolso.

Mas é preciso olhar para as especificações no seu interior, as opções de conetividade e a sua capacidade que o distingue de outras propostas mini. O Xulu XR1 tem um processador de 8 núcleos e 16 Threads, o AMD Ryzen 7 5800U, que apesar de ser de 2021, promete fazer o mini PC voar. A sua placa gráfica é uma Radeon 8, que embora seja considerado um GPU de entrada, oferece um output de vídeo de 4K. E a completar o hardware, a caixa tem até 64 GB de RAM LPDDR 4 e ainda 2 TB de armazenamento interno SATA M.2 SSD. As memórias RAM e SSD podem ser atualizadas e o PC vem com o Windows 11 pré-instalado, embora suporte também Linux.

Veja na galeria imagens do Xulu XR1:

Talvez o aspeto mais interessante do XR1 seja as opções de conetividade. Para começar suporta ligações sem fio Wi-Fi 6E, que embora não sejam de vanguarda com a chegada do Wi-Fi 7, são bem rápidas. Seja para ligar um rato, teclado ou um comando em simultâneo, a caixa apresenta sete portas USB (quatro USB 3.0 e três USB 2.0). Conta ainda com portas Dual-HDMI, USB-C com DisplayPort, o que garante a ligação a três monitores.

Outros pormenores desta pequena caixa passam pela presença de dois tubos de refrigeração, juntamente com uma turbina de elevado volume. Conta ainda com dois microfones para realizar videochamadas, por exemplo, assim como um pequeno ecrã OLED com informações sobre o estado do sistema.

O computador Xulu XR1 tem diferentes configurações e cores disponíveis, a começar nos 287 euros.