Aliado os habituais rumores, a Xiaomi gosta de espicaçar os fãs e utilizadores da marca antes do anúncio oficial dos seus principais produtos. O Xiaomi 14 é aguardado para este mês e se dúvidas houvessem, o CEO da fabricante, Lei Jun, partilhou uma imagem com o cartaz do smartphone na sua conta da rede social Weibo.

Ainda não se sabe o dia certo para a apresentação detalhada do smartphone, mas na sua mensagem, Lei Jun destaca a parceria com a Leica. Refere que a lente Leica Summilux é a grande novidade no módulo fotográfico, utilizado pela primeira vez no Xiaomi 14. A tecnologia é referida como de nova geração e promete ser “perfeita” no campo de imagem móvel. Trata-se de um novo sensor de imagem profissional com alta dinâmica em ótica mobile, para melhor performance na captura instantânea em todas as situações e cenários.

Xiaomi 14

O líder da Xiaomi já tinha partilhado anteriormente os novos modelos de smartphone seriam os primeiros a estrear o sistema operativo HyperOS, chegando gradualmente a outros equipamentos em substituição do MIUI. O CEO da Xiaomi detalha que o desenvolvimento do HyperOS remonta a 2017. O objetivo passou por desenvolver um sistema unificado e integrado capaz de suportar todo o ecossistema de equipamentos e aplicações da marca, provavelmente futuros veículos elétricos da marca.

A composição de hardware do Xiaomi 14 é uma das curiosidades do smartphone. Os rumores apontam para a estreia do novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3. Espera-se que a Qualcomm faça o anúncio oficial da nova geração de processadores também durante outubro.

O GSM Arena atualizou a ficha técnica do Xiaomi 14 com base nos rumores, incluindo o novo processador. Outras informações das possíveis especificações incluem um ecrã AMOLED de 6,44 polegadas, com uma taxa de atualização de 120 Hz, Dolby Vision, HDR10+. O ecrã conta com uma resolução de 1220x2712, um rácio de imagem de 20:9 e 2.800 nits de brilho. Deverá ter 15 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno UFS 4.0.

Ainda sobre a câmara fotográfica, espera-se um módulo com três sensores, todos eles de 50 MP: uma angular com estabilizador digital OIS, uma telefoto com zoom ótico de 2X e uma ultra grande angular. Para já são rumores, mas o anúncio oficial do Xiaomi 14 deve acontecer em breve.