Os números constam do primeiro estudo realizado ao mercado digital português pela e-mail Brokers: 67% dos sites portugueses não são atualizados há mais de um ano. Apenas 5% foram atualizados nos últimos três meses.



O mesmo estudo, apresentado esta tarde num encontro com a imprensa, mostra que 83% dos sites nacionais não cumprem com os requisitos legais, falhando na disponibilização ou no detalhe de informações que devem constar obrigatoriamente das páginas, como a morada ou localização geográfica da empresa, contactos ou código de conduta.



Os resultados apurados para Portugal no que se refere à forma das empresas tirarem partido das redes sociais também não é brilhante, revelando que 95% das organizações não sabem tirar partido da Internet e da economia digital. Só 3,2% das empresas portuguesas estão no Facebook.



Comparativamente a outros países europeus diz o estudo que a realidade portuguesa não é muito distinta e que a capacidade para tirar partido dos novos media é fraca na generalidade dos países.



O documento também apurou que existem, e estão ativos, 417.653 sites em Portugal. A esmagadora maioria (307.091) foram criados com intuito profissional. Na forma como se dividem, note-se ainda que pouco mais de sete mil são dedicados a serviços públicos, 24.054 são blogues e 17.097 são sites de comércio eletrónico. No que se refere aos sites de ecommerce o estudo mostra que o número de lojas online cresceu 150% em dois anos.



A e-mail Brokers acaba de se instalar em Portugal, para oferecer os seus serviços de email marketing e campanhas para redes sociais. A operação local vai coordenar a entrada em Espanha e será também através de Portugal que o grupo belga pretende entrar no Brasil, daqui por alguns meses.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira