A Google está a preparar o lançamento de uma aplicação Web do seu serviço de mapas com suporte ao Street View. O anúncio deverá acontecer na quinta-feira e a medida está a ser vista como uma resposta ao fracasso dos mapas da Apple.



A informação foi avançada pelo AllThingsD, blogue de tecnologia do Wall Street Journal, que recebeu imagens e informações exclusivas sobre a nova Web app do Google Maps.



"A Google anunciará na quinta-feira a inclusão do seu popular Google Street View, modo de visualização que falta nos mapas da Apple, na versão Web do Google Maps acedido através de iPhone e iPad. Testei a nova funcionalidade, que mostra vistas de rua fotográficas em 360 graus, de locais selecionados e interiores de lojas, através de links que a Google forneceu", relatou Walter Mossberg, do AllThingsD.



Apesar de as atenções recaírem sobretudo nos dispositivos Apple, a novidade também estará disponível nos smartphones e tablets Android.



A aplicação pode ser acedida através do navegador de Internet de qualquer dispositivo móvel, o que agradará aos utilizadores do iOS6 desiludidos com a alternativa da Apple ao Maps da Google para assegurar as funções de mapeamento e geolocalização. Desta forma a Google também evita passar pela aprovação da Apple, o que terá que acontecer caso decida criar uma aplicação específica para o novo sistema operativo móvel da marca da maçã.



Ainda não existe nenhuma informação que dê conta da intenção da Google criar uma app do Google Maps para os iPhone e iPad com iOS6.



Já era possível aceder às vistas de rua do Maps quer no iPhone quer em sistemas de Android, através da aplicação do Google Maps instalada no equipamento. A nova aplicação Web pode facilitar o processo para quem usa Android, mas essencialmente devolve essa possibilidade a quem usa iOS, uma vez que o Google Maps deixou de vir instalado de origem na mais recente versão do sistema operativo móvel.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico