“Por ocasião da minha reunião sobre o cumprimento da DSA [Regulamento dos Serviços Digitais] com a diretora-geral da X, Linda Yaccarino, insisti que a suspensão arbitrária de contas é inaceitável”, informou o comissário europeu do Mercado Interno, que tutela a área digital.

“A União Europeia defende a liberdade de expressão e a segurança em linha”, assegurou Breton, em mensagem divulgada justamente na X.

A conta de Yulia Navalnaya na rede social X foi temporariamente suspensa esta terça-feira. A plataforma afirmou que a suspensão foi causada por um erro no seu sistema de prevenção de situações de manipulação e spam. 

"O nosso mecanismo de defesa contra manipulação e spam assinalou acidentalmente @yulia_navalnaya como uma conta que estava a violar as nossas regras", esclarece a rede social de Elon Musk, citada pela Reuters. "Retiramos a suspensão da conta assim que nos apercebemos do erro".

Yulia Navalnaya abriu uma conta na rede social X no início da semana e, entretanto, já reuniu mais de 283 mil seguidores.  Num vídeo publicado na plataforma, que conta com mais de 5,9 milhões de visualizações, a viúva de de Alexei realça que continuará a luta do marido contra o Kremlin, acusando ainda Putin de mandar matar o seu marido.

A rede social de Elon Musk tem estado na "mira" da Comissão Europeia. Em dezembro, o executivo comunitário abriu uma investigação à plataforma, numa decisão motivada por suspeitas de incumprimento do DSA, no que toca à disseminação de desinformação acerca do conflito entre Israel e Hamas, e à indisponibilização de dados a investigadores. A investigação é considerada como o primeiro procedimento formal ao abrigo do DSA.

Nota de redação: a notícia foi atualizada com mais informação (última atualização:09h32)