O Governo conta disponibilizar online, a partir do próximo mês de Dezembro, a consulta das listas de espera para cirurgia, incluindo a referência à data aproximada em que a intervenção terá lugar.

A informação foi avançada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que esta manhã marcou presença na conferência "As TIC e a Saúde no Portugal de 2009", organizada pela APDSI.

Esta é a terceira data indicada por Manuel Pizarro. A medida, cuja entrada em vigor era esperada primeiro em Junho, já tinha sido adiada para o final de Julho, porque, embora a informação já existisse no sistema interno dos hospitais, faltava pôr em funcionamento o sistema de identificação do cidadão.

É este sistema que vai possibilitar o acompanhamento, em tempo real, da evolução da posição nas listas e a data estimada. Entretanto os utentes podem ir acompanhando a sua situação através da linha da central de atendimento do Sistema Integrado de Gestão dos Inscritos para Cirurgia (SIGIC).

Manuel Pizarro referiu ainda que no início de Janeiro será apresentado um mapa de implementação do Registo Electrónico de Saúde (RES), um projecto que o Governo conta ter operacional em 2012.

"O nosso objectivo é que, no final de 2012, todos os portugueses tenham, pelo menos, um registo inicial de saúde electrónico", salientou o Secretário de Estado.

O RES vai permitir reunir informação clínica sobre os cidadãos que poderá ser consultada independentemente da unidade hospitalar ou serviço de saúde a que o cidadão se dirija.

Manuel Pizarro garante que o RES é mais do que um simples repositório de informação. "Quisemos construir um registo que acima de tudo seja útil aos cidadãos (…) que, numa primeira fase, lhes proporcione mobilidade nacional e que no futuro lhes permita mobilidade transnacional".