Segundo o relatório síntese da atividade do MP, ao longo de 2022 “foram tramitadas” mais de duas mil denúncias, das quais 359 encaminhadas para o MP, sobretudo para o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa. Foram ainda remetidas 19 denúncias para a Polícia Judiciária.

“No ano de 2022 manteve-se a tendência desenhada desde o início do procedimento, de aumento crescente, de ano para ano, das denúncias entradas e também daquelas que foram encaminhadas para abertura de inquérito. Esta tendência tem-se agravado nos últimos anos. Confirmando a realidade já observada em 2020 (544) e 2021 (1.160), em 2022, as denúncias recebidas quase duplicaram em relação ao ano anterior (2.124), o que corresponde a um aumento de 83,1%”, lê-se no relatório.

A Lusa questionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para obter mais esclarecimentos sobre estes dados, nomeadamente os inquéritos abertos, e aguarda resposta.

Recebeu um email de transferência ou pagamento fora do comum? Pode ser uma burla online
Recebeu um email de transferência ou pagamento fora do comum? Pode ser uma burla online
Ver artigo

O relatório destaca ainda as diversas ações de alerta desenvolvidas pelo Gabinete Cibercrime do MP referentes a ações maliciosas de phishing com bancos e cartões bancários e também falsas notificações policiais.