Foram detidos quatro portugueses no âmbito de uma operação policial de combate à pedofilia online, uma investigação que envolve as autoridades de 28 países. A par com Portugal, já terão sido detidos suspeitos também em Itália e em França.



De acordo com o Público, a operação que levou às detenções decorre desde o início da semana e visa uma rede que se dedica à troca e venda de imagens e filmes de pornografia infantil. Em Portugal a Polícia Judiciária fez buscas simultâneas em sete domicílios, onde encontrou centenas de fotografias e filmes comprometedores.



Das buscas resultaram quatro detenções de homens com idades entre os 21 e os 78 anos: um engenheiro, um estudante e dois desempregados. Em Itália, país de origem da maior parte das imagens detetadas, foram realizadas mais de uma dezena de detenções.



De acordo com a informação disponibilizada pelas autoridades, para entrar nesta rede de pedofilia era necessários partilhar com os membros imagens exclusivas.



Num comunicado enviado ontem às redações, a Polícia Judiciária explicava que a investigação ao caso já decorria há vários meses. Em Portugal a operação policial que conduziu à detenção dos quatro suspeitos teve o nome de HotLine1.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira