
"Pela primeira vez, a palavra do ano dos dicionários Oxford é pictográfica: oficialmente, é um emoji que se chama `Cara com lágrimas de alegria`, embora possam conhecê-lo com outras designações", explica a empresa britânica, acrescentando que, não sendo a única expressão capaz de representar 2015, é aquela que melhor reflete o "espírito, disposição e as preocupações de 2015".
Para justificar a decisão a Oxford Dictionaries ainda acrescenta que, embora os Emojis andem por aí desde a década de 90, em 2015 a sua utilização explodiu. A própria palavra emoji ganhou um destaque que até aqui não tinha conseguido e a sua utilização triplicou.
Um estudo realizado durante o ano pela Universidade de Oxford em parceria com a Swiftkey permitiu analisar quais os símbolos mais usados e concluiu que a cara escolhida para palavra do ano foi o mais usado em todo o mundo.
No Reino Unido, em todas as ocasiões onde foram usados emojis, 20% recorreram a este boneco. Nos Estados Unidos o boneco que chora a rir esteve em 17% das mensagens que envolveram emojis.
Mal foi conhecida, a escolha dos dicionários Oxford tornou-se polémica. Há quem concorde com a opção, mas há sobretudo quem a critique e sublinhe o facto de um emoji não ser uma palavra. No perfil de Twitter da empresa o ambiente aqueceu.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários