Desde 2010 que a Google já pagou seis milhões de dólares nos seus programas de recompensas, dois milhões dos quais dizem apenas respeito a 2015. A tecnológica norte-americana explica porquê: o Android também passou a ser contemplado nesta iniciativa.

Sozinho o sistema operativo móvel foi responsável por um total de 200 mil dólares em recompensas.

No total foi dado o devido reconhecimento a 750 pessoas diferentes, mas Tomasz Bojarski leva para casa o título de ‘melhor amigo’ da Google - sozinho foi responsável pela denúncia de 70 vulnerabilidades nos serviços da gigante norte-americana.

Mas talvez a situação mais caricata - ou embaraçosa? - foi quando Tomasz Bojarski Encontrou uma vulnerabilidade no formulário da Google que serve para denunciar… vulnerabilidades.

Outro caso que a Google destaca é o de Sanmay Ved, o homem que durante um minuto foi dono do domínio mais popular do mundo, o Google.com. Pela falha encontrada o norte-americano recebeu uma recompensa de 12 mil dólares, que foram entregues para caridade.

A Google diz no blogue que este ano o programa de recompensas por falhas de segurança deverá aumentar. Em 2015 a tecnológica estreou algumas estratégias novas como adiantar dinheiro aos programadores e especialistas para que pudessem fazer as suas investigações com melhores condições.