O novo “jornal” online é financiado por crowdfunding e vai ter jornalistas a trabalharem ao lado de voluntários que podem editar artigos, verificar histórias e sugerir novos temas de notícia.

“Esta será a primeira vez que jornalistas profissionais e cidadãos vão trabalhar lado a lado como iguais escrevendo histórias como elas acontecem, editando-as à medida que se desenvolvem e sempre apoiados por uma comunidade que verifica e revê todos os factos”, afirmou o Jimmy Wales, citado pelo The Guardian.

O Wikitribune pretende cobrir as notícias “tradicionais”, nomeadamente política internacional, ciência, tecnologia e assuntos mais específicos escolhidos pelos apoiantes, como poderá ser, por exemplo, o universo bitcoin “que tem uma comunidade muito ativa”.

A intenção é que os artigos incluam fontes detalhadas e link para transcrições completas, gravações de vídeo e áudio de entrevistas. Os textos dos leitores são aprovados por um dos editores a tempo inteiro antes de aparecerem no site.

Com os vários mecanismos de confirmação, Jimmy Wales espera criar uma cultura de notícias que é simultaneamente transparente e precisa.