A Google divulgou informações sobre um novo projecto que promete tornar o carregamento de páginas Web duas vezes mais rápido.

Ainda em fase inicial, o SPDY - abreviatura para SpeeDY - é um novo protocolo para o transporte de conteúdos na Web, desenvolvido para para tornar mais rápido o fluxo de recursos, a priorização de solicitações e a compressão do endereço http.

"Começámos a trabalhar no SPDY quando procurávamos formas para optimizar a comunicação entre os browsers e os servidores", avança a Google, no blogue que a empresa dedica a projectos de investigação.

De acordo com a mensagem publicada, os testes que têm sido feitos - apenas em condições de laboratório - apresentam resultados encorajadores.

Simulando o acesso a partir de uma rede doméstica, verificou-se que carregamento dos 25 sites normalmente mais visitados pelos internautas demorou 55 por cento menos tempo que o habitual.

Os investigadores admitem que ainda têm muito trabalho pela frente, nomeadamente a tarefa de avaliar a performance do SPDY em condições reais, mas esperam poder contar com a participação e feedback da comunidade.

Para isso, a equipa disponibiliza a documentação sobre o projecto e o código, e foi criado um grupo de discussão.