A Google tem novas ferramentas de privacidade concebidas para ajudar os utilizadores a manterem um maior controlo sobre as suas informações pessoais e segurança online.

Em comunicado, a gigante de Mountain View explica que atualizou a ferramenta “Resultados sobre si”. Lançada no ano passado, esta ferramenta dá aos utilizadores a possibilidade de pedirem a remoção de resultados de pesquisa que contenham, por exemplo, o seu número de telefone, morada ou email.

Agora, a ferramenta foi melhorada, permitindo acompanhar as informações pessoais na pesquisa e com a empresa a alertá-lo sempre que as encontra. Ao longo dos próximos dias, a Google vai começar a disponibilizar um novo painel para que os utilizadores saibam se os resultados web com a sua informação estão a aparecer na pesquisa.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

A tecnológica detalha que, numa primeira fase, a ferramenta estará disponível nos Estados Unidos e em inglês. “Estamos a trabalhar para levá-la, em breve, a novos idiomas e locais”, realça.

Depois de lançar proteções contra imagens explícitas no início do ano, a Google indica que, através de uma nova atualização, estes conteúdos passam a ficar desfocados por predefinição quando surgem nos resultados de pesquisa.

“As novas definições de configuração de desfoque na Pesquisa Segura estão a ser disponibilizadas, ao longo do mês, a todos os utilizadores e de forma global”, afirma a empresa, acrescentando que podem ser ajustadas nas definições.

A Google também atualizou as suas políticas sobre imagens pessoais explícitas. Como afirma, estão a ser desenvolvidas novas proteções que permitem a remoção de imagens pessoais explícitas, que estejam, por exemplo, a ser publicadas a sua autorização, nos resultados de pesquisa.