A sustentabilidade preocupa cada vez mais pessoas e num universo alargado em que as viagens não são exceção, como demonstram os resultados de pesquisa no Google. Nos últimos cinco anos, o interesse por carros elétricos aumentou 140% na Europa e o interesse por bicicletas elétricas duplicou. Já as pesquisas relacionadas com viagens sustentáveis aumentaram 160% no mesmo período.

É com base nesse interesse que a Google anunciou um conjunto de novas funcionalidades, destinadas a ajudar as pessoas a acederem a mais informações sobre como viajar de forma sustentável.

Entre os destaques estão as sugestões de transportes públicos ou rotas a pé no Google Maps, em que a expansão de um piloto mostra alternativas de transporte público ou a pé ao lado das rotas para viagens de carro se os tempos de viagem forem comparáveis e práticos, a mais de 15 cidades do mundo, incluindo Paris, Londres, Roma, Amesterdão e Barcelona, entre outros.

A gigante tecnológica também vai apostar em apresentar mais informação sobre comboios e autocarros na pesquisa Google. Este alargamento da funcionalidade passa a mostrar horários e preços juntamente com hiperligações para concluir a reserva a 28 países em todo o mundo, incluindo Bélgica, República Checa, França e Alemanha, entre outros.

Para os próximos meses está ainda prevista a apresentação de resumos baseados em tecnologia de inteligência artificial no Google Maps relacionada com estações de carregamento de veículos.

Clique nas imagens para mais detalhes

Segundo o partilhado pela Google no seu blog oficial, a IA irá ajudar a descrever melhor a localização específica do carregador com base em informações úteis de avaliações.

Os condutores de carros com Google integrado também poderão ver as estações de carregamento destacadas no mapa do carro, bem como sugestões de paragens para carregamento em viagens com múltiplas paragens.