Até 2026, a chamada Geração Z será ainda mais impactada pela opinião de influenciadores de plataformas como o Instagram, TikTok e Facebook, numa consolidação ainda maior entre redes sociais e compras online.

As conclusões são do estudo da IDC “Consumer Pulse Money and Shopping Survey 2023”, que destaca que os anúncios, tradicionais e patrocínios de produtos, têm proliferado nas redes sociais como uma fonte significativa de receita para essas plataformas.

A consultora prevê que, até 2026, dois terços dos consumidores da Geração Z irão basear as suas decisões de compra na opinião de influenciadores de redes sociais.

Aproximadamente um terço de todos os consumidores já pesquisou um produto ou serviço devido à recomendação de um influenciador. Este número aumenta para 54% entre os consumidores adultos da Geração Z, de acordo com a pesquisa.

“A intervenção dos influenciadores na decisão de compra é cada vez mais evidente”, aponta a IDC.

Além disso, a Geração Z não se limita a usar redes sociais apenas para entretenimento, estando também aberta a partilhar experiências pessoais à procura de recomendações de compras mais personalizadas. Para a consultora, este comportamento indica um novo paradigma de interação entre consumidores e marcas, “onde a autenticidade e a conexão emocional desempenham papéis cruciais”.

O estudo também destaca que a influência dos influenciadores não é exclusiva entre a Geração Z, pois 83% de todos os consumidores que procuraram produtos devido à influência de redes social, realizaram a compra.

Além de destacar a crescente importância dos influenciadores como um fator-chave nas escolhas de produtos e serviços na Geração-Z, a IDC também faz contas ao tempo passado online, que aumentou, estimulado pelas mudanças trazidas pela pandemia de COVID-19.

De acordo com o estudo, os consumidores adultos dedicam, em média, 15,5 horas por semana às redes sociais, enquanto a Geração Z surpreende com quase 21 horas, refere a consultora em comunicado.