Os jovens portugueses entre os 14 e os 18 anos de idade têm, em média, perfis em três redes sociais e os dispositivos móveis são o meio de acesso e navegação preferido, com o telefone na frente.

Os dados são do estudo “O uso das plataformas digitais na Internet”, da Netsonda, realizado no verão passado e que questionou os jovens sobre o controlo que mantêm das suas contas, como procederiam em caso de ameaça e como encaram a privacidade na rede e o problema do cyberbulling.

“Este estudo demonstra que os jovens se preocupam cada vez mais com a privacidade, mas também prova que, às vezes, em certos momentos ou sem dar conta, podem partilhar conteúdos prejudiciais para outras pessoas e gerar situações indesejadas”, refere em comunicado Natalia Basterrechea, relações públicas do Facebook em Portugal.

Os resultados indicam que a maioria tem consciência dos contornos e riscos da exposição online, quando 80% dos jovens inquiridos afirmam já terem bloqueado alguém ou rejeitado pedidos de amizade nas redes sociais.

Mas há mais dados sobre a publicação de fotos de terceiros ou sobre a publicação de conteúdos sobre si próprio e sobre a partilha de passwords.

 

Foram estes os dados recolhidos pela Netsonda que agora estão na base da campanha “Pensa antes de partilhar”, lançada em parceria com o Facebook e com a plataforma MiúdosSegurosNa.Net.

A campanha assenta num guia de três páginas que vai estar disponível online, a partir do Centro de Segurança para famílias do Facebook, oferecendo conselhos para manter a privacidade dos utilizadores e apresentando soluções para contornar partilhas inadequadas ou ofensivas.