Com o lançamento oficial do serviço de cloud computing previsto para meados de abril, a Lunacloud começa a abrir espaço para um programa de private beta testers, que teve início na sexta-feira passada com mais de 100 participantes. A empresa que nasce com uma ambição pan-europeia, a partir de uma iniciativa de empreendedorismo com cunho português, planeia abrir uma nova fase de testes em abril.

Para já os developers têm acesso a cloud servers Linux e Windows, mas também a cloud storage, dois dos elementos que compõem a oferta da Lunacloud e que concorrem diretamente com outros serviços já existentes, como os da Amazon.

Como António Ferreira explicou ao TeK, a Lunacloud quer afirmar-se como alternativa aos fornecedores de serviço atuais, que estão muito focados no mercado norte-americano ou em operações fixadas em países europeus, sem uma visão global.

No arranque a Lunacloud vai apostar no lançamento em Portugal e no Reino Unido, mas gradualmente o objetivo é alargar a presença a outros países da Europa, focando a oferta em serviços de IaaS (Infrastructure-as-a-Service), que compreende três produtos principais: Cloud Server, Cloud Appliance e Cloud Storage. Os Cloud Server poderão ter até 96 GB de RAM e o Cloud Storage até 2 TB de disco.

A flexibilidade é a palavra chave em qualquer uma das ofertas: não há qualquer compromisso de permanência dos clientes e os recursos são pagos mediante utilização, num modelo pay-per.use, mas a Lunacloud quer primar também pela simplicidade de utilização, já que os servidores, as appliances e o storage são controláveis através de um painel de controlo via web ou de uma API, que no caso do cloud storage é compatível com a da Amazon S3.

O serviço da Amazon é, aliás, um dos principais concorrentes, e a Lunacloud não o esconde, posicionando-se também em termos de preço, com um valor cerca de 20% inferior, em média, aos preços praticados pela gigante da Internet.

A Lunacloud vai ter dois nós técnicos na primeira fase de lançamento, um em Lisboa e outro em Paris, mas em 2013 devem ser lançados novos nós de serviço. Depois do mercado português e do Reino Unido a empresa quer expandir-se para o mercado francês e espanhol ainda em 2012, avançando para outros países europeus em 2013 e procurando mercados para lá do Atlântico em 2014, com o alargamento ao Brasil e Estados Unidos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador