A gigante de Redmond anunciou que está a mudar a forma como o seu navegador lida com os conteúdos Flash e que dentro em breve vai passar a “pausar” todos os elementos por defeito, exceto aqueles que forem considerados cruciais para o funcionamento da página que se está a visitar.

Esses elementos em Flash só são reproduzidos com a autorização explícita dos utilizadores, ou seja, se estes clicarem nos mesmos para ativá-los.

A medida “vai reduzir significativamente o consumo de energia e melhorar o desempenho, mas preserva totalmente a fidelidade da página” refere a Microsoft a partir do blog do Windows. “Conteúdos Flash considerados centrais para a página, como vídeo e jogos, não serão suspensos”, garante.

A funcionalidade de suspensão da reprodução automática ainda só está a funcionar para aqueles que fazem parte do programa Windows Insider e tiverem instalado a build 14316 do Windows 10, devendo chegar à restante comunidade de utilizadores com a próxima atualização do sistema operativo.

Horas depois da Microsoft fazer o anúncio, a Adobe lançava uma correção de emergência para o Flash Player, depois de ter sido identificada uma falha crítica no software.