A morte de Hugo Chávez está a marcar as notícias da atualidade. Além das declarações polémicas que o caracterizavam e o vigor que lhe era reconhecido, para o melhor e para o pior, Hugo Chávez era uma das personalidades políticas mais seguidas na rede social Twitter.

Com quase 4,16 milhões de seguidores na rede de microblogues, o presidente venezuelano ocupava no final de 2012 a segunda posição na tabela de líderes políticos mais seguidos na plataforma social. Apenas Barack Obama tem mais seguidores.

Além da larga audiência que tinha online, Hugo Chávez ficou conhecido pela promoção que fazia ao seu perfil na rede social: por cada milhão de seguidores, dava uma casa ao utilizador que fizesse o contador rolar para o "número redondo". O último prémio foi dado no mês de fevereiro - e passadas duas semanas o número de followers já aumentou quase 160 mil unidades.

Ainda não existem informações do governo de Caracas ou dos familiares de Chávez que indiquem qual o futuro da conta no Twitter. A última mensagem publicada data de 18 de fevereiro, onde o falecido líder escreveu "Continuo agarrado a Cristo e com confiança nos meus médicos e enfermeiros. Até à vitória sempre!! Viveremos e venceremos!!".

[caption]Hugo Chavez Twitter[/caption]

O braço direito de Hugo Chávez e possivelmente o próximo homem forte da Venezuela, Nicolas Maduro, também tem perfil no Twitter mas a presença do político é muito mais discreta. A última mensagem foi escrita em agosto de 2011 e conta com pouco mais de 2.100 seguidores. Resta saber se a sucessão política se confirma e de que forma vai ser operacionalizada e gerida a sucessão na rede social.

O Twitter está a ser desde ontem à noite, 5 de março, a plataforma mais utilizada para veicular mensagens sobre a morte do dirigente sul-americano. Várias personalidades e políticos estão a deixar as condolências ou comentários ao falecimento de Chávez na plataforma dos 140 caracteres.

Chávez, amigo de Portugal e dos Magalhães

Foi também sob a tutela de Hugo Chávez que a Venezuela fez vários investimentos nos computadores Magalhães, tendo sido comercializados alguns milhões de equipamentos para o país da América do Sul que renderam milhões de euros para Portugal e para as empresas portuguesas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico