De acordo com a imprensa internacional, o Netflix vai criar novos conteúdos interativos para a sua plataforma de streaming. A Bloomberg avançou que a empresa está a desenvolver uma série de aventura com esta característica, que terá um público alvo mais adulto.

Binge-watching está a aumentar e pode obrigar Netflix a fazer avisos sobre “perigo de vício”
Binge-watching está a aumentar e pode obrigar Netflix a fazer avisos sobre “perigo de vício”
Ver artigo

Embora desenhados para crianças, já existem alguns títulos interativos na plataforma, como é o caso de O Gato das Botas: Preso num Conto Épico, em que os espectadores podem tomar decisões pelo protagonista, de forma a influenciar o desenrolar da história. No entanto, para além deste filme, também Buddy Thunderstruck conta com alguns episódios interativos.

Estas primeiras experiências foram introduzidas muito por culpa de Carla Engelbrecht Fisher, diretora de inovação de produto para o Netflix, que acredita que a interação é uma funcionalidade natural a aplicar na programação mais infantil. "As crianças já estão a falar com os ecrãs. Estão a tocar em todos os ecrãs. Elas pensam que tudo é interativo", afirmou a responsável no passado mês de junho.

A utilização desta tecnologia em conteúdos direcionados para um público mais velho pode, no entanto, não conhecer uma resposta tão positiva, uma vez que os resultados destes conteúdos não devem ser extrapolados para outras faixas etárias.

Atualmente, os conteúdos interativos do Netflix só podem ser controlados em equipamentos específicos, como smart TVs, iPhones e iPads. Na web, por exemplo, os conteúdos podem ser visualizados, mas os utilizadores não poderão tomar decisões.