A Google tem vindo a potenciar as suas aplicações e serviços com o poder da inteligência artificial e a funcionalidade Lens não é exceção. A gigante tecnológica utiliza a expressão “se podes ver, então podes pesquisar” para definir as capacidades avançadas do Google Lens. O objetivo é pesquisar tudo o que o utilizador vê através da câmara, captando uma fotografia para diferentes resultados.

E fazendo jus ao ditado popular, “uma imagem vale mil palavras”, algo que a Google acredita encaixar-se na sua base de utilizadores, uma vez que mensalmente são registados mais de 12 mil milhões de pesquisas visuais através do Lens, disse a empresa. Para comemorar o marco de resultados, a Google partilhou algumas dicas de coisas que pode fazer com o Lens.

Provavelmente ainda não deu conta, mas o Google Lens é, literalmente, uma lupa digital. Isso significa que qualquer coisa do dia a dia para o qual aponte, seja um edifício, um marco histórico ou simplesmente algo que não saiba o que é, o sistema está sempre pronto a reconhecer por si e a informá-lo. Por exemplo, viu uma estátua ou um monumento e quer saber mais sobre o seu contexto histórico, nada que uma fotografia não resolva. Ou uma planta que não conheça e que queira saber se esta se adapta ao seu jardim.

Veja na galeria imagens do Google Lens:

Uma das funcionalidades úteis é que o Google Lens pode ajudar a despistar eventuais problemas de pele que surjam. Ao tirar uma fotografia de uma parte inflamada ou com texturas que considere fora do normal, o sistema pode pesquisar por imagens com condições visuais muito próximas e oferecer explicações e contextos para tal. Não se trata de um diagnóstico, mas pode ajudar na descrição quando lhe faltarem palavras para identificar possíveis problemas. E a Google diz que pode utilizar em outros contextos, sejam alterações nos lábios, uma linha nas unhas ou perda de cabelo na cabeça, por exemplo.

Foi a um restaurante no estrangeiro e não entende os pratos do menu? Esta poderá ser uma ajuda do Google Lens também. A ferramenta traduz diretamente dos documentos o texto, bastando captar uma fotografia das frases que necessita. O mesmo para placas de direções numa rua, por exemplo, criando uma etiqueta sobreposta com a tradução do texto.

O Google Lens oferece ainda alguns filtros, que ajudam a distinguir a ajuda que necessita. Por exemplo, há um filtro dedicado aos trabalhos de casa, permitindo através deste obter ajuda para resolver uma equação matemática, mas também matéria de história, ciências e outras. Mais uma vez, capte uma fotografia e obtenha as instruções de como resolver o problema, incluindo em diferentes línguas.

Provavelmente a funcionalidade de pesquisa mais popular é sobre produtos que deseja comprar. Viu um amigo com uns sapatos que gostou, mas não se lembra onde os comprou? Ou mesmo num filme ou programa de televisão? Mais uma vez a olho apurado do Google Lens pode identificar e cruzar com lojas online que estejam a vender produtos que encaixem naquilo que pesquisou.

Ainda relacionado com a pesquisa dos produtos, pode procurar variações dos mesmos, através do sistema Multisearch. O sistema permite combinar pesquisas por imagens e palavras para refinar exatamente aquilo que pretende. Por exemplo, capta uma foto de uma camisola vermelha, mas pode pesquisar por azul. O sistema vai listar opções semelhantes nas cores pretendidas. E isso é também válido para descrever padrões de uma camisa, mas adaptada a cortinados.

Também pode pesquisar por refeições perto de si. Uma imagem de um prato que lhe suscite curiosidade em experimentar, mas não sabe o seu nome, pode sempre pedir ajuda ao Google Lens. Pode completar a pesquisa através da escrita “perto de mim”, sendo listados restaurantes que sirvam o prato.

A Google refere ainda que em breve o Lens vai chegar ao Bard, combinando assim o poder da IA generativa nas pesquisas. Nas próximas semanas vai ser possível incluir imagens nas prompts do Bard, com o Lens a trabalhar em plano de fundo para ajudar a IA a fazer sentido naquilo que é mostrado. No exemplo dado, é possível mostrar uma foto ao Bard de um novo par de sapatos que está a planear comprar e pedir o seu nome. Ou então, pedir ao sistema que complete o outfit com ideias em sintonia com umas sandálias de gladiador.

Google Lens