Aquele que é o primeiro brinquedo “tradicioninteligente” da Magikbee faz parte da restrita lista da área Launchpad, da Amazon no Reino Unido, algo que muito orgulha os fundadores da startup portuguesa. “É uma ótima oportunidade para ganhar visibilidade e para gerar vendas na maior loja online do mundo”, disse Hugo Ribeiro, um dos cofundadores da empresa, ao TeK.

O Magik Play Starter Kit inclui um conjunto de blocos de madeira inteligentes, uma base de madeira para iPad e três jogos educativos desenvolvidos para o tablet da Apple. Está, normalmente, à venda por £46,9 (cerca de 50€), mas de momento tem um preço de promoção de £37,52.   

Para integrar o programa Launchpad da gigante do comércio eletrónico foi necessário passar por um processo de candidatura online em que é pedida uma descrição do projeto e identificação da fase de desenvolvimento, nomeadamente se está pronto para ser comercializado, entre outros dados, explicou Hugo Ribeiro, "tudo o que possa ser usado para a equipa da Amazon avaliar se o produto se encaixa nas tipologias de projetos aceites: produtos inovadores provenientes das startups tecnológicas mundiais mais promissoras".

O processo de avaliação durou cerca de um mês e, após comunicação da decisão, foi alocada uma equipa da Amazon que ajudou a lançar o produto na plataforma e a implementar estratégias de promoção.

Na opinião do cofundador da Magikbee, a seleção funciona como um selo de garantia da qualidade e inovação dos produtos. “A Amazon ajuda-nos e credibilizar o produto e já começamos a fazer as primeiras vendas e com feedback superpositivo dos clientes”.

O responsável está confiante que esta dinâmica continue a ser reforçada, até porque, para além disso, a Magikbee já está a trabalhar no futuro alargamento a outras lojas da Amazon presentes noutros países.

A história do Magik Play começou a desenhar-se há cerca de um ano, com o lançamento de uma campanha de crowdfunding. Hugo Ribeiro classifica o percurso como “extremamente intenso”, mas positivo. A campanha de financiamento foi o kick-off oficial do projeto que desde aí evolui imenso, considera.

A empresa participou no 3º programa de aceleração da Startup Braga, que contribuiu para ajudar a estruturar melhor a abordagem ao mercado e o próprio modelo de negócio, sublinha o cofundador, e foi selecionada como uma das startups mundiais mais inovadoras na área de realidade aumentada, no Silicon valley - World tech cup challenge.

Durante este período, a Magikbee diz ter conseguido melhorar o seu produto e criar as condições necessárias para a produção física e de conteúdos. “Neste momento é tudo feito em Portugal, o que para nós é um orgulho. Ao longo do ano fomos recebendo feedback extremamente positivo e muitos clientes com vontade de comprar o Magik Play”. 

Ainda é tudo muito recente, admite, mas a ambição é grande, confessa. “Gostaríamos de vender alguns milhares de unidades no espaço de seis meses”. Hugo Ribeiro diz que a startup está neste momento a preparar-se para dar resposta às solicitações de Natal e em paralelo está também a trabalhar no futuro alargamento a outras lojas da Amazon. Além disso, já há  outros conceitos previstos. “Vamos ter seguramente mais produtos surpreendentes em 2017”, promete.