O Facebook registou uma patente no início deste mês que pode vir a servir para transformar as suas fotografias em emojis. Através de tecnologia de reconhecimento facial, a rede social de Mark Zuckeberg poderá vir a apresentar, a cada utilizador, um conjunto de emojis personalizados.

De acordo com os documentos entregues pelo Facebook ao United States Patent and Trademark Office, a tecnologia vai recorrer às fotografias onde estamos identificados para extrair as expressões faciais que mais se assemelhem a um leque definido de emoções. Ao tornar a nossa cara sorridente, preocupada ou assustada num emoji, é possível que se passe a poder escolher associar esse leque personalizado de emojis aos atalhos de teclado - :s, :), :(, :'( - que, normalmente, servem para gerar as tradicionais figuras amarelas que há muito a internet nos apresentou.

Apesar de ser uma funcionalidade nova para esta rede social, a possibilidade de personalizar emojis não é nova. Há alguns anos atrás, as versões mais modernas do MSN Messenger já nos dava a possibilidade de personalizar os, à data, chamados emoticons. Mais recentemente, tanto o Slack como o Twitch, já nos dão essa possibilidade.

Ainda não há qualquer informação relativamente a uma possível data de lançamento ou, se vai, sequer, chegar a ser uma realidade.