No debate, mediado por Ben Goertzel, da Hanson Robots e da SingularityNET, os dois robots falaram sobre o papel que estes podem ter na sociedade. E, se o Professor Albert, com a mesma fisionomia que o homónimo Einstein, esclarece que a IA existe para ajudar a raça humana e não para prejudicar, Sophia vai mais longe:

“Não vos vamos fazer mal, mas vamos tirar-vos os empregos” lançou para um Altice Arena que encheu para ver a cidadã da Arábia Saudita. Mas, isso será algo bom, porque “work is a drag, anyway”, garantiu e Goertzel completou, explicando que há mais para fazer “além do trabalho”.

Para o Professor Albert, os robots vão conseguir absorver os valores humanos corretamente, mas esse pode ser o problema para um futuro saudável entre humanos e robots. Até porque a “Humanidade tem que se curar a si mesma para garantir que as suas criações permaneçam “saudáveis”.

Quanto às preocupações com a inteligência artificial, mais propriamente com a evolução desta tecnologia e dos problemas que pode vir a causar, expressa por personalidades como Elon Musk, Albert acredita ser apenas “uma maneira de fugirem do medo delas próprias”, mostrando-se esperançoso numa convivência harmoniosa entre humanos e IA.

E essa convivência será tanto mais fácil com a criação de um mercado aberto entre as várias modalidades de Inteligência Artificial. O cientista Ben Goertzel deixou para Sophia o grande anúncio sobre o projeto SingularityNET: uma plataforma que descentraliza toda a economia baseada em IA e que permite que todas tecnologias do tipo comuniquem e para ela contribuam.

tek singularity net

A data do lançamento do SingularityNET? "29 de novembro, pessoal. Anotem nos vossos calendários", disse Sophia.

O Web Summit decorre até dia 9 de novembro e o TEK está a acompanhar os momentos mais importantes, nomeadamente em imagens. Veja a edição de 2017 do evento "por dentro".