Foram entregues ontem os Prémios SAPO 2009, que mais uma vez distinguiram as melhores campanhas, anunciantes e agências no mercado português mas também em terras de Angola e Cabo-Verde, que este ano se estreiam na sequência do alargamento do portal a estes países. Ao todo, foram distinguidos na 9ª edição 32 anunciantes e 21 agências.

Mais uma vez a adesão ao prémio voltou a aumentar e foram apresentados a concurso 423 trabalhos, numa subida de 32% face ao ano anterior, o mesmo acontecendo com o número de agências a concurso. Destes, 10 foram distinguidos com Ouro nos Prémios por sector, três venceram nas categorias de Prémios Especiais, dois na área de mobile e outros dois em IPTV.

Para além do alargamento do número de países o prémio ganhou também duas novas categorias, o Prémio de Melhor Campanha Social e o Prémio de Melhor Programa de Marketing Relacional, que foram entregues, respectivamente, às campanhas “Uns minutinhos sem homens” da Nestlé e Petnet Casamentos” da Mars Portugal.

O Júri atribuiu ainda Prémios de Reconhecimento, recebendo a Ogilvy o Prémio de Agência do Ano, a Mars Portugal o de Anunciante do Ano e a OMG Digital o de Agência de Meios do Ano.

A elevada qualidade dos trabalhos apresentados levou ainda o Júri a decidir atribuir mais um prémio – o Grande Prémio Criatividade, que foi entregue à campanha “The first world wide site where nothing happens” da agência JWT para o cliente Nestlé, que também arrecadou Ouro na categoria de Comércio e Indústria Alimentar.

O valor das inscrições no Prémio, foi novamente doado à Fundação Salvador, que recebe assim cerca de 11,5 mil euros.