A Sony vai finalmente adicionar autenticação de dois fatores à PlayStation Network, revelou hoje um porta-voz da companhia à Polygon. A data da atualização não foi, no entanto, avançada mas "mais detalhes serão partilhados numa data posterior", disse o representante da Sony.

A autenticação de dois fatores é uma técnica de segurança que requer a validação de duas credenciais distintas para desbloquear o acesso a informação protegida. Um dos modelos mais usados é a utilização combinada de uma password e de código de verificação enviado para o telemóvel, embora existam outras variantes. O sistema já é utilizado em vários serviços online como o Snapchat, a Xbox Live ou o Gmail e são ativados quando o utilizador precisa de alterar algumas configurações.

O reforço da segurança nas contas da PSN é um pedido antigo da comunidade de jogadores da PlayStation. Desde 2011 a plataforma digital da Sony foi atacada por hackers diversas vezes e viu milhões de dados pessoais dos seus utilizadores serem publicados na internet.

A lista de serviços que já usam sistemas de dupla autenticação é elevada, mas a tecnologia ainda não chegou a algumas das publicações mais populares da internet. Nesta lista é possível ver que a medida de segurança adicional ainda não chega a plataformas como o Instagram, o Foursquare ou o Spotify.