A Universidade Nova de Lisboa vai acolher uma conferência onde vai ser discutido o projeto Net Children Go Mobile, onde se tentou perceber de que forma os jovens entre os nove e os 16 anos se relacionam com a Internet ao nível do ensino escolar.



Portugal foi um dos sete países alvo do estudo que permitiu chegar à conclusão de que 25% dos alunos portugueses inquiridos dizem usar a Internet todos os dias para estudar. O valor dispara para números bem mais significativos, 73%, quando o uso de Internet apenas é feito uma vez por semana.



Os alunos portugueses estão também entre os que têm mais facilidade de acesso à Internet da escola através dos telemóveis e smartphones. Ao todo 56% dos inquiridos disseram fazê-lo sem dificuldade, ainda que apenas 16% tenham referido que usam a Internet sem qualquer restrição.



Mas em contra-ciclo, o estudo descobriu também que os smartphones estão longe de serem uma ferramenta de trabalho nas escolas: 91% dos estudantes diz nunca ter usado o telemóvel inteligente para fazer trabalhos em ambiente escolar, revela o Público que as várias conclusões da investigação.



Uma das investigadoras do estudo, Eduarda Ferreira, explicou ao jornal que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento da literacia digital, mas o sistema educativo português ainda não oferece as respostas adequadas aos desafios colocados pela presença das tecnologias móveis e da Internet na vida dos jovens”.



Do lado dos professores o estudo chegou à conclusão de que existe incentivo para que os alunos colaborem entre si, fora da escola, usando a Internet como meio de comunicação.



Os docentes, que também participaram na realização do estudo, lamentam no entanto que as ferramentas digitais sejam usadas acima de tudo pelos alunos para efeitos de comunicação e entretenimento e não haja um maior foco no aproveitamento da Internet como ferramenta de ensino.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico