Embora as rádios, os jornais, as televisões e os sites não estivessem no Web Summit à procura de investimento, a Marktest concluiu que o evento também não os deixou sair da FIL de mãos a abanar.

De acordo com um estudo conduzido pela empresa desde o início deste ano, os meios portugueses deram mais de 8.000 notícias alusivas ao evento que, por sua vez, geraram, pelo menos, 51 milhões de euros em receitas.

Só entre os dias 5 e 13 de novembro foram criadas mais de 4.800 notícias sendo que a internet foi o meio mais dinamizado com conteúdos relacionados com a cimeira. Deste universo, 3.184 foram publicadas online, 776 em televisão, 400 em imprensa escrita e 444 foram dadas em rádio.

O maior pico noticioso aconteceu no dia 8 de novembro, data em que se publicaram 1.236 notícias e que coincidiu com o primeiro dia "a sério" do evento. Durante o período em que decorreu o Web Summit o retorno financeiro também foi maior. Do bolo total de 51 milhões de euros, mais de metade (27 milhões) foi gerado entre os dias 7, 8, 9 e 10.

Dos meios auditados pela Marktest a SIC Notícias foi quem mais volume de conteúdos publicou com o tema "Web Summit". Ao todo foram mais de 17 horas no ar e 2 milhões de euros em receitas.