Vai ser difícil cruzar-se com Tim Cook ou Mark Zuckerberg na Ribeira do Porto ou na Praça do Comércio – até porque não deverão ser os "big bosses" a dirigir-se a Portugal –, mas é já na próxima semana que começa uma série de visitas de gigantes tecnológicas que, pelos olhos de vários representantes, vêm conhecer os círculos de empreendedores nacionais.

Entre julho e setembro, Airbnb, Facebook, Twitter, Amazon, Apple e Square serão as empresas a visitar território nacional após convite da AICEP. No passado mês de abril, o diretor da agência, Miguel Frasquilho, esteve presente nos Estados Unidos para dar a conhecer várias tecnológicas portuguesas como a Talkdesk, a Uniplaces e a Farfetch, por exemplo.

Em entrevista ao Diário de Notícias/Dinheiro Vivo, Frasquilho diz que há "um desconhecimento do que é Portugal em termos de indicadores de turismo, empreendedorismo e inovação". Para ele, esta visita faz todo o sentido, visto que "Lisboa e Portugal estão na moda, batem recordes e estão muito virados para os negócios".

Com isto, a AICEP espera dar a conhecer o que se passa no ecossistema empreendedor do país e, com isso, criar oportunidades de investimento para as empresas portuguesas depois de uma série de reuniões que deverá acontecer entre os representantes das tecnológicas internacionais e as várias incubadoras, aceleradoras, investidores e empreendedores portugueses.

Startup Lisboa, Startup Braga, UPTEC, Instituto Pedro Nunes, Portugal Ventures e Beta-i constituem o leque de empresas portuguesas associadas à iniciativa.

O Facebook estará em Portugal no final do próximo mês de setembro, enquanto a Apple chega já para a semana com a possibilidade de abrir uma retail store no nosso país, revelou ainda Miguel Frasquilho.