Apesar dos altos e baixos que foi sofrendo ao longo deste ano, tendo no mês de setembro caído para valores inferiores a 4.000 dólares, o valor da divisa chegou hoje ao patamar dos 10 mil dólares (perto de 8.500 euros).

Thomas Gluscksmann, analista da Gatecoin, disse em declarações à Bloomberg que “é muito provável que a barreira estratosférica dos 10.000 dólares traga mais investidores”.

Na economia digital a Bitcoin é suportada por um protocolo criptográfico de consensus que determina a sua taxa de criação e o montante máximo disponível, que será de 21 milhões em 2140. O protocolo é executado pelos nós de uma rede descentralizada de computadores que processam todas as transações monetárias e as registam num livro público denominado Blockchain.

Bitcoin pode ser comparada a uma plataforma de partilha de ficheiros peer-to-peer, mas neste caso apenas envolve dois utilizadores e assenta na transação monetária. O Manuel pode enviar uma determinada quantidade de dinheiro para o Pedro sem que esta ação passe por bancos e não ficando, por isso, sujeita a comissões e outras possíveis taxas.

A troca de dinheiro é também confidencial e encriptada, demorando cada transação entre 15 a 60 minutos até ficar completa. Este formato "secreto" torna a Bitcoin uma opção ideal para quem quer transferir grandes quantidades de dinheiro não declaradas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.