A Canon é uma empresa numa posição especial pois dois dos seus segmentos mais fortes - fotografia e impressão - têm sofrido quebras contínuas no mercado. Se do lado da fotografia a tecnológica tem feito o possível para adaptar-se às exigências modernas, do lado da impressão existe uma maior margem de manobra para responder à quebra.

O gestor de produto Rui Machado explicou em conversa com o TeK que o ano de 2015 correu bem à subsidiária portuguesa, registando um crescimento relativamente ao ano anterior. “Tivemos um reforço na nossa gama de produtos, com o lançamento de uma nova série de impressoras mais direcionadas para o mercado empresarial. Mas falando também do mercado de consumo, correu muito bem - crescemos em termos de vendas em relação a 2014 e para nós foi um bom ano”.

“Apesar de o mercado estar a decair, o plano decorreu tão bem que ganhamos mercado em termos de quota”, acrescentou o executivo, sem adiantar no entanto números concretos.

Para 2016 a Canon Portugal promete a renovação do portfólio de produtos da área da impressão, mais numa perspetiva de acrescentar valor e novas funcionalidades, em vez de assistirmos a uma evolução significativa dos equipamentos. Mas também fica prometido um maior foco no mercado empresarial.

“A área empresarial está a crescer no segmento de jato de tinta. Existe a tendência de muitas empresas estarem a substituir as impressoras laser pelas jato de tinta, por serem mais competitivas em termos de custo de impressão por página”, explicou Rui Machado.

Quanto à área de consumo, o executivo da Canon Portugal adiantou também aquela que acredita ser uma tendência para os próximos tempos. Mesmo vendendo menos impressoras, os consumidores que compram 'passaram' para o segmento de gama médio e médio-alto pois preocupam-se cada vez mais com a qualidade de impressão.

“As pessoas imprimem cada vez menos. Mas por outro lado existe um conjunto de clientes que usam câmara fotográfica - hoje em dia todos usam uma câmara fotográfica -  e têm tirado fotografias como nunca. Muitos se calhar não imprimem pois desconhecem ou não têm noção a facilidade de usar uma câmara fotográfica com uma impressora”, sentenciou o gestor de produto.

Rui da Rocha Ferreira