As autoridades chinesas deram um passo atrás na estratégia recentemente anunciada de impor novas restrições ao setor dos jogos eletrónicos. Pequim tinha divulgado um conjunto de novos limites, na semana passada, com o objetivo de reduzir os gastos e o tempo que as pessoas passam a jogar.

De acordo com o projeto, vai ser proibido aos títulos oferecerem recompensas aos jogadores se eles fizerem login todos os dias ou se gastarem várias vezes consecutivamente, por exemplo.

O objetivo é “salvaguardar e promover o desenvolvimento saudável e próspero da indústria de jogos online”, referiu a Administração Nacional de Imprensa e Publicações chinesa em comunicado, no seu site.

A decisão foi sentida de imediato pela indústria de jogos eletrónicos, resultando numa perda de 80 mil milhões de dólares em valor de mercado para três das principais empresas do sector, nomeadamente a Tencent.

Já esta segunda-feira de Natal, as autoridades chinesas parecem ter aligeirado a questão, com a aprovação de mais de uma centena de novos jogos online e com declarações de que “apoiam totalmente a indústria”, declarou uma associação da indústria num post no WeChat republicado pela agência de notícias oficial Xinhua, avança a imprensa internacional.

A China tem vindo a adotar medidas restritivas relativas aos jogos online nos últimos anos. Em 2021, os reguladores limitaram o tempo que as crianças podiam passar a jogar a apenas três horas por semana, levantando preocupações de possível vício. Ao mesmo tempo, as autorizações para o lançamento de novos títulos foram suspensas por cerca de oito meses, mas acabaram retomadas em abril de 2022.