O novo serviço de Low-code Application Delivery da Claranet Portugal pretende acelerar a eficiência e o processo de go-to-market das organizações. A empresa especialista em soluções de cloud, aplicações, segurança e Workplace criou uma solução para a criação de Centros de Excelência Low-code nas organizações. As empresas ganham assim novas ferramentas para acelerar o desenvolvimento de soluções aplicacionais, mas também automatizar e otimizar os processos gerais de negócio.

Através da nova solução, as organizações poderão reduzir custos ao mesmo tempo que aumentam a produtividade e inovação, segundo a Claranet. A Claranet Portugal traça uma perspetiva para 2024, afirmando que o desenvolvimento de aplicações com recurso a ferramentas low-code estejam na base de 65% da atividade aplicacional.

E os Centros de Excelência da empresa propõem a criação de um serviço com equipas multidisciplinares que são integradas nas organizações. Estas têm o objetivo de promoverem o desenvolvimento rápido das aplicações, usando ferramentas Microsoft Power Platform. Assumem ainda a responsabilidade de acompanhamento permanente dos processos de implementação, gestão, atualização e suporte.

A empresa diz que as equipas são compostas por profissionais de diferentes perfis, como a programação, desenho, arquitetura, etc. E que as mesmas são suportadas por frameworks de desenvolvimento de apps, numa abordagem transversal às necessidades dos clientes. As aplicações são desenvolvidas à medida de cada organização, adaptadas às exigências do mercado e desafios tecnológicos nos diferentes sectores, como Financeiro, Retalho ou Indústria.

Entre as vantagens listadas pelo novo serviço Low-Code CoE, destaca-se a rapidez na criação das soluções necessárias às organizações; uma abordagem à segurança em plataformas low-code e no-code; serviço com acompanhamento permanente e dedicado; maior produtividade e motivação das equipas das organizações. E são diferentes áreas das empresas que podem adotar o serviço, desde a criação do produto, nos recursos humanos, na gestão de clientes e propostas, assim como de ativos.