A ideia principal das duas empresas é que a Cortana consiga aceder à Alexa e vice versa. Desta forma, a assistente da Amazon vai conseguir ter acesso às funcionalidades exclusivas da Cortana (como, por exemplo, a integração com o Office) e a Cortana vai conseguir aceder a qualquer funcionalidade da Alexa.

Inicialmente a integração das duas assistentes vai ser pouco prática e até mesmo algo estranho, uma vez que os utilizadores vão ter de dizer algo como "Alexa, abre a Cortana" (ou ao contrário) para acederem às funcionalidades da outra empresa.

Esta parceria que, segundo o The New York Times, foi criada em maio do ano passado, começa agora a ver os primeiros frutos numa altura em que, supostamente, a Microsoft está a trabalhar numa coluna que integra a assistente Cortana em parceria com a Harman Kardon.

Jeff Bezos, diretor executivo da Amazon, deixou ainda o convite à Apple e à Google para, se quiserem, se juntarem também elas à parceria, de forma a oferecer uma solução mais completa aos utilizadores.