A Deloitte inaugurou um novo escritório em Coimbra, para o qual planeia contratar, pelo menos, 300 novos colaboradores nos próximos dois anos. Para já, a operação em Coimbra emprega 100 pessoas.

Como explica a consultora, o novo espaço integra o plano de investimento da empresa para Portugal, que prevê a instalação de dois novos Centros Globais de Soluções Tecnológicas, apoiados numa rede nacional de escritórios. Este é o oitavo escritório aberto pela Deloitte em Portugal, o terceiro localizado fora dos dois maiores centros urbanos do país.

As novas instalações em Coimbra reforçam esta rede nacional de escritórios e vão dar suporte à prestação de serviços complexos de transformação tecnológica e de inovação, com uma equipa especializada em tecnologias de Low Code/No Code, Customer Experience, Systems Design & Engineering, Data Analytics, Service Management ou Orquestração de Processos, entre outras.

Estes serviços são prestados a empresas em Portugal, mas também para clientes em vários mercados internacionais, como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Médio Oriente e Países Baixos.

“Estamos a apostar na descentralização, na criação de emprego fora dos dois grandes centros urbanos do país, e a aproximar os jovens do mercado de trabalho”, sublinha António Lagartixo, CEO e Managing Partner da Deloitte em Portugal.

A Deloitte está em Coimbra desde 2021. Iniciou operações na cidade com o programa de aceleração de competências BrightStart, para os alunos na área das Tecnologias Informáticas. Parte dos colaboradores do escritório agora inaugurado vêm precisamente da Universidade e do Politécnico da cidade.

Recorde-se que a Deloitte anunciou no final de 2021 a intenção de abrir dois novos centros tecnológicos e de transformação digital em Portugal, prevendo a criação de 1.500 a 2.000 postos de trabalho nos quatro anos seguintes, ultrapassando a marca dos 6.000 profissionais.

Na altura, a empresa já referia que a aposta permitiria ampliar a rede nacional de escritórios, explicando que as equipas dos dois centros iam distribuir-se pelas cidades de Braga, Coimbra, Faro, Leiria e Setúbal. Os centros em questão são o Global Technology Solutions Centre of Excellence e Global Telecom Networks Centre of Excellence.