A Deloitte vai abrir dois novos centros tecnológicos e de transformação digital em Portugal, prevendo a criação de 1.500 a 2.000 postos de trabalho ao longo dos próximos quatro anos, ultrapassando a marca dos 6.000 profissionais. A aposta permitirá ampliar a sua rede nacional de escritórios e as equipas dos dois centros vão distribuir-se pelas cidades de Braga, Coimbra, Faro, Leiria e Setúbal.

De acordo com a empresa, os centros, que tomam os nomes Global Technology Solutions Centre of Excellence e Global Telecom Networks Centre of Excellence, representam um reforço da aposta em Portugal, contribuindo também  para o crescimento económico do país, como enfatiza António Lagartixo, CEO e Managing Partner da Deloitte Portugal, em comunicado.

O responsável explica que “os centros de excelência estarão, maioritariamente, vocacionados para prestação de serviços a nível mundial, com particular foco nos mercados europeus e norte americanos”, funcionando “de maneira integrada com outros centros da rede global da Deloitte”.

A empresa pretende recrutar novos colaboradores altamente qualificados, com competências na área das tecnologias de informação e telecomunicações. O reforço das equipas passa também por recrutar colaboradores de outras áreas de conhecimento que possam ajustar-se às necessidades específicas dos dois novos centros. Aqui incluem-se profissionais de diversos níveis de experiência e oriundos de programas de upskilling e reskilling.

A empresa indica que, por um lado, o Global Technology Solutions Centre of Excellence combinará a experiência dos profissionais portugueses com o know-how de outras geografias da Deloitte para disponibilizar serviços de consultoria em inovação e implementação tecnológica e de transformação digital.

Por outro, o Global Telecom Networks Centre of Excellence centrar-se-á no desenho, implementação e operação de redes empresariais que respondam às necessidades de negócio das empresas, fazendo uso de tecnologias como o 5G, WiFi 6 ou SD-WAN. O centro terá também associado um centro de cibersegurança que prestará serviços de implementação e operação de plataformas de segurança.