O Ministério das Finanças francês estará à procura de 1,6 mil milhões de euros por parte da Google relativos a impostos. O valor foi partilhado com a Reuters através de uma fonte anónima. “No que diz respeito à França, as taxas em atraso são de 1,6 mil milhões”, explicou a fonte.

Este valor diz respeito a um ajuste que o governo francês procura para compensar os esquemas fiscais praticados pela tecnológica que permitem pagar muito menos impostos nos diferentes países onde atua - inclusive no seu país de origem, os EUA.

O representante da Google ouvido pela agência de notícias não comentou o valor pedido, dizendo apenas que a tecnológica cumpre com as suas obrigações fiscais em todos os países.

Apesar de não comentar oficialmente o valor avançado para a cobrança em atraso, o Ministério das Finanças já criticou o posicionamento do Reino Unido relativamente ao acordo feito com a Google e descartou de imediato um entendimento semelhante para o país. Porquê? Porque os valores são muito mais significativos.

Um outro relato de 2012 dava conta da intenção de o governo francês reaver mil milhões de euros de impostos por parte da Google.

Recorda-se que o Reino Unido chegou recentemente a acordo com a gigante da Internet por um valor equivalente a 165 milhões de euros, um valor muito inferior ao que os franceses estarão a exigir à Google.

Mas o caso pode não dizer apenas respeito à Google. Os esquemas financeiros legais usados pelas grandes tecnológicas há muito que são criticados e os entendimentos que a empresa está a fazer pode em breve servir como precedente para que outras gigantes façam o mesmo. Apple, Microsoft, Facebook e Amazon estão entre os mais criticados.