Seguindo-se as novidades apresentadas em maio pela Google, de potenciar a criação de campanhas de publicidade através de IA nas Pesquisas, a gigante tecnológica explica agora como está a melhorar a experiência na plataforma YouTube. A tecnologia de inteligência artificial da Google tem duas novas utilizações na plataforma de vídeos: Demand Gen e Video View. O objetivo destas campanhas é facilitar a ligação das marcas aos consumidores, desde o momento da procura à compra dos produtos.

Segundo dados da Google, 87% dos consumidores referem que o YouTube tem ajudado nas tomadas de decisão nas compras. As soluções de anúncios mais criativos e imersivos geram mais ações de conversão em compra, diz a gigante tecnológica.

Explicando o sistema das campanhas Demand Gen, tratam-se de funcionalidades desenhadas para os marketeers. Basicamente os recursos de vídeo e imagem com melhor desempenho passam a ser integrados nos seus pontos de contacto mais visuais e focados no entretenimento, incluindo o YouTube, as Shorts, Discover e ainda o Gmail. Para as marcas, isso significa um alcance de 3 mil milhões de utilizadores mensais, seja em transmissões em direto ou a navegar pela plataforma. Os promotores podem verificar como vão ser mostrados os recursos de imagem e vídeo antes de serem publicados.

Demand Gen

Os anunciantes podem criar campanhas mais relevantes, tendo em conta as suas metas, tais como ofertas especiais, direcionando novos públicos para os seus websites. A versão beta desta funcionalidade tem início em agosto.

As Video View são suportadas por inteligência artificial e vão permitir às marcas agregar o stream, feed e as Shorts do YouTube na mesma campanha. A Google diz que durante os testes, as campanas Video view alcançaram mais 40% de visualizações em comparação com aqueles que são feitas com base de custo por visualização, em que o utilizador pode ignorar o anúncio. E deu o exemplo de como a Samsung Alemanha aumentou as visualizações e alcance em 94%, ao mesmo tempo que reduzia o CPM.

Por fim, os resultados vão poder ser medidos através de insights gerados por IA, permitindo verificar o impacto das campanhas e ajudar na tomada de decisões.