Segundo a Google, a indústria dos anúncios publicitários está a passar por uma transformação através da inteligência artificial, semelhante à de 2013, quando se fez a mudança para os equipamentos móveis. A IA tem vindo a ajudar a empresa a gerir os Google Ads, referindo que apoiou de forma silenciosa os anunciantes, otimizando o seu tempo e retorno de investimento, contribuindo para o crescimento de empresas de todas as dimensões.
A Google revelou hoje novidades para o Marketing Live no que diz respeito aos avanços introduzidos através da IA generativa. Esta pretende ser uma ferramenta essencial de marketing, procurando ajudar nas tomadas de decisões, resolução de problemas e a capacitar a criatividade dos envolvidos.
Através da nova experiência de conversação com linguagem natural no Google Ads, a empresa pretende simplificar o processo de criação de anúncios na Rede de Pesquisa. A Google diz que basta adicionar a landing page preferida do website da empresa e a IA vai resumir a página, gerando palavras-chave, títulos, descrições, imagens e outros recursos relevantes para a campanha de publicidade. No fim, o utilizador pode rever e editar as sugestões antes de decidir implementar.
Veja na galeria imagens das novidades nos anúncios do Google Pesquisa:
E se faltarem ideias, a Google AI pode ajudar, bastando conversar com a mesma, tal como se estivesse a trocar impressões com um colega de trabalho. O sistema de criação automática de anúncios de pesquisa vai ser também otimizado por IA generativa, prometendo maior eficiência com base no contexto de uma busca. O objetivo é tornar os títulos mais apelativos aos utilizadores, tornando o anúncio mais relevante, mantendo-se fiel à sua marca.
A oferta Performance Max ajuda as marcas a destacar-se junto dos seus clientes, através de diferentes formatos. A Google diz que os anunciantes que utilizam esta modalidade obtêm em média mais 18% de conversões a um custo por ação semelhante. A introdução da IA nesta oferta vai permitir escalar as campanhas através de alguns cliques, com a criação de recursos personalizados. Os utilizadores só têm de indicar o website e a Google AI começa a aprender mais sobre a marca e ajudar a preencher as campanhas com textos, imagens e outros recursos relevantes. O sistema pode até sugerir novas imagens que são geradas apenas para o anunciante. O recurso também pode ser acedido através de uma experiência conversacional no Google Ads.
Aquilo que a Google chama de nova experiência de Pesquisa generativa está disponível no Search Labs. Os anúncios vão aparecer por cima e por baixo na nova experiência. A tecnológica espera nos próximos meses integrar anúncios de pesquisa e de Shopping que são integrados diretamente no snapshot alimentado por IA e através do modo conversacional. E dá o exemplo de como as pesquisas podem ser condensadas em anúncios à medida e personalizados para os internautas.
A Google diz que apesar da mudança de paradigma nos anúncios publicitários gerados por IA generativos, nunca vai esquecer o compromisso com a transparência. Os anúncios vão ter os respetivos rótulos de “patrocinado” em texto preto e negrito, para os distinguir das pesquisas orgânicas. A privacidade é outro ponto abordado pela Google como prioritário, incluindo a eliminação de cookies de terceiros do Chrome no próximo ano e as novas opções do Privacy Sandbox para o utilizador lançados nos smartphones Android.
Como encontrar mais facilmente uma empresa no Google
Nos dados da Google, o número de empresas que usam o Merchant Center duplicou nos últimos dois anos e por isso pretende torná-lo mais útil. A Merchant Center Next é uma versão simplificada dessa plataforma que tem o objetivo de facilitar os pequenos negócios a encontrar mais clientes online e expandir a sua oferta.
Para tal, há uma configuração mais simplificada do feed dos produtos, preenchendo automaticamente os elementos como os preços, imagens e descrições, algo que era feito manualmente. Do lado dos comerciantes, será possível editar os destaques ou desativar a funcionalidade. As novidades pretendem dessa forma facilitar a exibição dos produtos nas pesquisas da Google.
Os relatórios de desempenho vão ser reunidos num único local, num separador dedicado. As empresas podem ver rapidamente os produtos mais vendidos, quais as empresas que aparecem junto a eles e a forma como os clientes interagem com os seus negócios locais na Pesquisa e no Mapas. O Merchant Center Next vai mostrar aos comerciantes com lojas físicas e online todos os produtos numa visão abrangente, para que seja mais fácil gerir o inventário em conjunto.
A plataforma já começou a ser implementado a novos utilizadores. As empresas com menor dimensão vão ter acesso ao recurso nos próximos meses, estando previsto a disponibilização global em 2024.
Uma ferramenta alimentada por IA, o Product Studio, vai ajudar as empresas a criar imagens únicas dos seus produtos. Por exemplo, o Scene Generation utiliza texto para gerar imagens através de um modelo de IA para criar situações de lifestyle, reduzindo custos e a necessidade de sessões de fotografia do produto. A remoção do fundo das imagens é outra opção disponível, assim como o aumento da resolução, com a IA a adicionar os pixéis necessários para garantir que não percam a qualidade na transformação. Para já, esta funcionalidade apenas vai chegar no final do ano aos Estados Unidos.
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