As pretensões da Google relativamente ao registo da marca Nexus One, que já usa comercialmente no seu primeiro smartphone, produzido em parceria com a HTC, não tiveram sucesso.



A empresa terá visto recusado pelo gabinete americano de patentes e marcas registadas o pedido de registo da marca. A decisão baseou-se no facto de já existir no mercado uma marca registada muito semelhante.



A marca que gorou as expectativas da Google, Nexus, é propriedade da Integra Telecom e diz respeito a produtos de comunicações integradas de voz e Internet e segundo dados citados pela imprensa internacional gera anualmente um negócio de 60 milhões de dólares.



Restarão à empresa opções como a de mudar o nome do seu smartphone, contestar a decisão do gabinete de patentes ou tentar adquirir à Integra o nome que escolheu para marcar a sua presença no mercado dos equipamentos móveis. Um nome que, aliás, deu alguma controvérsia desde o início.



Numa entrevista, um responsável da Integra mostrava abertura para negociar com a Google uma possível solução para a questão mas, de acordo com o The Inquirer, a Google estará mais inclinada para a contestação da decisão do gabinete de patentes, tendo em conta que o nome que pretende registar é Nexus One e o nome já registado é apenas Nexus.