A Google está em negociações para comprar a Yelp Inc., um fornecedor de serviços de pesquisa de âmbito local, pela qual estará disposta a pagar mais de 500 milhões de dólares.

A notícia foi inicialmente avançada pelo TechCrunch e é hoje novamente relatada num artigo publicado pelo New York Times, que cita fontes do processo.

De acordo com a informação avançada pelo jornal, as conversações entre a Google e a empresa de São Francisco (Califórnia) decorrem já há alguns anos, mas nos últimos meses o diálogo intensificou-se, adquirindo contornos mais sérios.

Outro dos dados avançados diz respeito ao valor a pagar pela aquisição da Yelp. Embora os envolvidos se tenham recusado a revelar o preço concreto, ficou-se a saber que a quantia transaccionada deverá ultrapassar os 500 milhões de dólares - o equivalente a cerca de 350 milhões de euros.

A Yelp foi fundada em 2004 por dois dos envolvidos na criação do PayPal, Jeremy Stoppelman and Russel Simmons. A empresa mantém um site de pesquisas que permite encontrar negócios locais e analisar os serviços prestados pelos mesmos, que é rentabilizado com a venda de publicidade - e que pode ser útil à Google quando combinado, por exemplo, com o Google Maps.

De acordo com dados da empresa, mais de 26 milhões de pessoas visitaram o site durante o mês de Novembro.