A Comissão Europeia anunciou a adoção do segundo plano estratégico para o programa Horizon Europe. Este plano assenta em três orientações-chave estratégicas para aceder a fundos de investigação e inovação da União Europeia para os últimos três anos do programa previstos para 2025-27. São eles a transição mais verde, a transição digital e a capacidade da Europa se tornar mais resiliente, competitiva, inclusiva e democrática.

Bruxelas refere que estas orientações procuram adereçar desafios globais, tais como as mudanças climatéricas, a perda da biodiversidade, a transição digital, assim como a população envelhecida.

A ambição do Horizon Europe na biodiversidade tem um compromisso objetivo de investir 10% do total do orçamento do programa em assuntos relacionados. Os gastos com questões do combate às alterações meteorológicas correspondem a 35% do orçamento. Por fim, as atividades principais na área do digital têm no orçamento 13 mil milhões de dólares.

Existe ainda o objetivo de integrar ciências sociais e humanitárias em todos os clusters, incluindo em todas as missões e parcerias, como chave principal do programa, sendo integradas em projetos relevantes, desde os primeiros rascunhos à seleção e avaliação.

Nos próximos passos do programa, Bruxelas diz que estas orientações passam a ser os princípios de guia para o resto do tempo que falta para o programa Horizon Europe, sendo implementado através de programas de trabalho. Estes programas vão abrir novas oportunidades de financiamento à pesquisa e atividades de inovação através de chamadas temáticas para propostas dentro destes tópicos.