O lançamento do aviso de candidaturas já estava previsto e foi hoje comunicado pelo IAPMEI, que assim permite a apresentação de propostas de prohetos na área da Indústria 4.0, com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Este aviso resulta da programação do PRR e destina-se a projetos de aplicação de tecnologias digitais avançadas, designadamente soluções de inteligência artificial, computação avançada, robótica colaborativa e cognitiva, internet das coisas e manufatura aditiva, entre outras, pode ler-se na informação.

"Esta é uma nova medida que resultou da reprogramação do PRR e visa apoiar projetos de investimento para a implementação integrada de soluções tecnológicas de indústria 4.0 em processos industriais", refere o comunicado.

Na lista de projetos previstos neste aviso estão a aplicação de tecnologias digitais avançadas na transformação de processos ou operações industriais pré-existentes, como soluções de inteligência Artificial, ciência dos dados, computação avançada, representações digitais, modelação virtual (gémeos digitais), simulação industrial, realidades aumentada, realidade virtual e visão artificial aplicados aos processos industriais.

Também as áreas de robótica colaborativa e cognitiva, interface homem-máquina, sistemas de ciberfísica, sensores, computação em nuvem, internet das coisas, e manufatura aditiva aplicada à produção podem ser apoiadas no âmbito deste aviso.

A informação pode ser consultada no site do IAPMEI, onde há mais dados sobre as despesas elegíveis. As candidaturas podem ser entregues até 20 de dezembro e a organização indica que a seleção dos projetos vai seguir um processo de decisão simplificado.