O grupo Lenovo anunciou a compra da empresa de desenvolvimento de telemóveis que tinha vendido o ano passado, avança esta manhã a Associated Press.

A Lenovo quer recuperar aquela unidade de negócio para apostar no desenvolvimento de produtos que promovam a convergência entre computadores e telemóveis.

A quarta maior fabricante de computadores do mundo tinha alienado a sua unidade dedicada ao fabrico de telemóveis para se concentrar exclusivamente aos computadores mas, segundo explicou um porta-voz da empresa citado pela AP, as duas plataformas estão a convergir, criando uma oportunidade de crescimento "significativa".

A empresa terá pago 200 milhões de dólares (cerca de 134 milhões de euros) em dinheiro e acções para recuperar os seus antigos activos móveis, que se encontravam alguns na propriedade de um grupo de Hong Kong e outros dispersos por vários investidores.

Os directores da companhia acreditam que agora é o momento certo para avançar "agressivamente" e agarrar a oportunidade do negócio da Internet móvel, explicam no comunicado à entidade reguladora do mercado de valores chinês.

A Lenovo revelou recentemente os resultados do terceiro trimestre, em que conseguiu duplicar os lucros face ao mesmo período do ano passado, chegando aos 53 milhões de dólares (36 milhões de euros).

A nova estratégia de investimento segue uma tendência idêntica à que outras empresas já mostraram ter intenção de desenvolver, como a Sony, que revelou recentemente algumas pistas para a sua estratégia na área da convergência.