Procurando uma boleia na tendência da tecnologia em torno da inteligência artificial, a Meizu poderá ter mudado o foco do seu negócio, abandonando o fabrico de smartphones convencionais para abraçar a tecnologia de IA, referindo-se aos “equipamentos do amanhã”. A mudança de estratégia da empresa foi reportada aos meios de comunicação e confirmado pelo líder da comunidade da empresa, que afirma a interrupção dos projetos tradicionais de smartphones e apostar tudo na IA.

A Meizu pretende deixar de ser uma fabricante de smartphones para se dedicar ao pioneirismo no campo da tecnologia alimentada por inteligência artificial. Esta transformação tem sido moldada desde o ano passado. “Em 2023, transformamos com sucesso a Meizu, de uma empresa de smartphones para um grupo ambiental”, disse Shen Ziyu, o CEO do Grupo Zingji Meizu, citado pela Gizchina, naquele que terá sido um compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Quais as plataformas de streaming que mais descarregam a bateria do smartphone? E as de vídeos curtos?
Quais as plataformas de streaming que mais descarregam a bateria do smartphone? E as de vídeos curtos?
Ver artigo

O líder da empresa aponta ainda a mudança nos hábitos de consumo dos utilizadores, que mantêm os seus equipamentos por mais tempo, numa média de 51 meses. E destaca que a indústria dos smartphones é uma corrida de armas focada em especificações como as memórias, sensores, velocidade de carregamento, em vez de haver realmente avanços inovadores.

Com esta mudança, a fabricante terá cancelado o lançamento dos futuros smartphones, como o Meizu 21 Pro, o Meizu 22 e Meizu 23. A empresa terá restruturado as equipas nos últimos dois anos, alocado recursos e planeado o desenvolvimento de produtos.

Espera-se que a Meizu lance em 2024 um novo sistema operativo mobile desenhado especificamente para IA. E no final do ano será revelado o primeiro produto de hardware alimentado por inteligência artificial, segundo as declarações publicadas na rede social Weibo.